fbpx

Se você quer educar seus filhos de uma maneira holística, integrando o desenvolvimento do corpo e do espírito dele, talvez saber mais sobre a Antroposofia possa te ajudar nessa tarefa. Por isso, eu preparei esse artigo sobre o que é Antroposofia – ele é o primeiro de uma série de artigos sobre Antroposofia que eu vou deixar aqui no site.

Depois, você pode procurar na busca do site pela palavra Antroposofia e vai encontrar a série. Aos poucos, vou atualizar os artigos com os links da série toda, assim fica mais fácil de encontrar e ler tudo, não é mesmo? 🙂

Vamos lá.

Definição de Antroposofia

De acordo com o Instituto Rudolf Steiner, Antroposofia…

…”É uma ciência espiritual moderna e prática, desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que propõe uma forma livre e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e a realidade na qual está inserido. Esta ciência pode permear o dia-a-dia como atitude, como visão de mundo e como possibilidade ampliada de trabalho em diversas áreas da vida humana: saúde, educação, agricultura, artes, convívio social, entre outras.

Embora o Instituto chame de ciência, tenho certeza de que muita gente pode se incomodar com esse termo. Porém, como temos o termo ‘ciência humana’, em contraposição às ciências exatas e naturais/médicas, tá valendo usar ‘ciência’ por aqui.

Eu olho para a Antroposofia como sendo uma filosofia. Um conjunto de reflexões, conceitos e estudos sobre a vida, a essência humana, nossos valores e existência.

A Antroposofia foi desenvolvida por Rudolf Steiner (1861 – 1925). Steiner trabalhou com Goethe (um dos principais filósofos alemães) e mergulhou na filosofia e em estudos espirituais. Vi nos registros das sociedades antroposóficas que chegou a estudar Teosofia, mas depois se afastou desse estudo e passou a desenvolver uma filosofia mais particular, que chamou de Antroposofia.

Essa filosofia tem bases universais que começaram a ser usadas em tratamentos terapêuticos, medicinais e também na pedagogia.

Não é uma filosofia que se encaixa em uma religião específica, mas Steiner se afastou da Teosofia por considerar que eles não tratavam o Cristianismo e Jesus com a importância que ele considerava que deveriam. Por aí, acredito que já dá para saber que a Antroposofia fala de muitos conceitos e crenças cristãs com carinho.

Você pode saber mais sobre a Antroposofia em sites como o da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica – esse artigo sobre o caráter complementar da Antroposofia em relação à medicina tradicional ocidental é interessante – e o da Sociedade Antroposófica brasileira.

Antroposofia e desenvolvimento infantil: a Pedagogia Waldorf

A pedagogia Waldorf é um olhar para a educação e o desenvolvimento da criança com base em conceitos antroposóficos.

É um olhar para os corpos das crianças, para a energia anímica, para os setênios e o que deve ser aprendido em cada um deles…

No site da Sociedade Antroposófica, tem uma explicação mais detalhada.

Eu sempre percebi como o Ricardo não se encaixava no formato mais tradicional de escolarização. Eu via o esforço que ele fazia para se encaixar, ficar ‘bonitinho’ sentado em uma mesa, sofrendo para aprender do jeito que as outras crianças aprendiam.

O Rico foi meu mestre. Foi ele que me ensinou a olhar com mais atenção para a educação infantil. Por ele eu fui estudar a pedagogia Waldorf e a montessoriana.

Afinal, por que Antroposofia?

É importante te dizer: eu acredito que a educação formal tradicional nunca funcionou muito para o desenvolvimento humano. Você pode pensar diferente e, se pensar, siga em paz com as suas escolhas e com a educação que escolheu para o seu filho. Mas, aqui, eu produzo conteúdo para quem pensa como eu e está buscando diferentes alternativas para olhar a educação emocional, intelectual e espiritual da criança.

Quero te dizer também o seguinte: eu não sigo tudo que a pedagogia Waldorf estabelece como o adequado para uma criança. Na verdade, nem tudo o que a Antroposofia fala ressoa em mim. Por exemplo, hoje meus filhos estudam em uma creche sociointeracionista e uma escola montessoriana (Helena vai para a escola montessori que o Rico estuda, em breve).

Gosto bastante do olhar montessori para a criança. Por isso, além de conteúdo sobre a Antroposofia e a pedagogia Waldorf, você também vai encontrar conteúdo sobre o que eu tenho estudado da pedagogia montessoriana por aqui.

Eu estudo, aplico o que me parece fazer mais sentido – de acordo com minha intuição e meus valores -, faço o meu melhor e honro as minhas escolhas. É isso que eu desejo a você.

E aí?

Como falei, vou registrar em mais posts o que eu vou estudando e aplicando da pedagogia Waldorf. Esse foi apenas um artigo introdutório para falar sobre a Antroposofia e reunir links que podem ser úteis.

Aos poucos, esse artigo será ampliado e mais organizado também.

Me conta aqui embaixo: você já conhece a Antroposofia e essa maneira de olhar para a criança?